Sinopse...
"É um magnífico romance sobre a identidade e o outro, mas também sobre o amor fraternal e a amizade que perdura mesmo quando tudo o resto parece ter ruído. Depois de treze anos de vida desregrada no Québec, Hugo, um contrabaixista de jazz, decide tirar um «ano sabático» e regressar a Lisboa, onde espera reencontrar o equilíbrio junto da família. Porém, logo numa das primeiras noites, assiste ao concerto de Luís Stockman - um pianista que se tornou recentemente famoso -, e a almejada paz transforma-se no pior dos pesadelos: Stockman toca um tema inédito que Hugo conhece bem demais, pois é o mesmo que vem escrevendo há anos na sua cabeça… Quando o começam a confundir na rua com o pianista - e a própria mãe lança a dúvida sobre a sua identidade -, Hugo encetará uma busca obsessiva da verdade e do seu duplo, entrando num labirinto de memórias e contradições que o conduzirá a um destino muito mais funesto do que imaginara ao deixar Montreal. É nessa mesma cidade que Stockman desaparecerá, curiosamente, mais tarde, segundo nos conta o seu melhor amigo - o narrador deste romance - a quem cabe agora desmontar os acontecimentos, destrinçar fantasia e realidade e enfrentar as assustadoras e macabras coincidências que unem, como num espelho, a vida dos dois músicos."
Palavras de quem enviou o livro...
"Posso dizer que gostei muito. É o 3º livro que leio de João Tordo e dos 3 foi o que mais gostei. Dentro do estilo dele, mas com verdadeiro suspense. Acabamos por partilhar com o protagonista os seus anseios, as suas dúvidas, a incerteza do que é e será a sua vida. E depois o desfecho, completamente diferente do que esperaríamos. Gostei mesmo."
Eu juro que não me queria repetir, mas este é mais um que ficou debaixo de olho...;) Fiquei curiosa!!;)
Desse lado mais alguém leu ou conhecia este livro? ;) Comentem, vamos dar mais vida a este blog!;)
Boas leituras!:)
Não conheço nenhum livro deste autor.Parece ser uma história bastante interessante...
ResponderEliminarMais um para a lista,que não para de crescer...
Mesmooooooo!!!! É uma lista que não tem fim, pelo contrário cada dia que passa está maior!!:P ahahah
ResponderEliminarBeijinhos
Acabei agora de ler "O Ano Sabático" e este escritor é, realmente, um dos maiores em Portugal. Esta é uma história em que ele uniu dois tipos de sedução distintas numa só, de modo a seduzir o leitor. Well done João! O caráter sedutor presente na ideia do génio incompreendido que se alimenta da sua própria decadência (Hugo), aliado a uma sedução, também esta mórbida e soturna, de introspecção existencial, faz com que o leitor devore estas páginas como Hugo devoraria uma garrafa de Vodka... Aconselho a leitura desta obra, mais do que ficção é uma autobiografia que, no meu caso, me fez tremer e congelar, dando conta da semelhança de pensamento na questão da dúvida existencial... É como se ele escrevesse o que penso !
ResponderEliminar:) É assustadoramente maravilhoso quando isso acontece, não é? Quando sentimos que o livro até está a falar de nós, da nossa vida!;) Adoro essa magia!! E daí achar que são os livros que nos escolhem por alguma razão!! ;)
EliminarE claro, mais um ponto para matar a minha curiosidade sobre o livro!! ;)
Boas Leituras!! :)