Livro enviado por Ivete Glorias...
Sinopse...
"Anatomia dos Mártires" é a história de uma obsessão verdadeira transformada em ficção - a de uma investigação contemporânea (e original) sobre o mito de Catarina Eufémia - e também a tentativa de reconciliação de um escritor nascido imediatamente após a Revolução de Abril com o passado. Um jornalista insensato e ambicioso quer provar ao seu editor - um comunista irascível, alcoólico e com bastante desprezo pelos jovens - que não é só mais um na redacção. Escolhido para ir a Berlim entrevistar o biógrafo de um mártir religioso, aproveita a deixa para fazer, no seu artigo, uma analogia com a história de Catarina Eufémia, a camponesa que se tornou um ícone do Partido Comunista, mas de quem, na verdade, pouco ou nada sabe. Quando, porém, o artigo é publicado, as reacções de indignação por parte dos leitores não se fazem esperar, algumas das quais bastante ameaçadoras; e, na noite em que o editor é encontrado na rua em coma, aparentemente brutalizado, o jornalista pergunta-se se não terá sido por defender publicamente o seu artigo e começa a suspeitar de que existe muito mais em jogo do que a simples memória de uma camponesa assassinada pela GNR durante a ditadura. É então que decide investigar obsessivamente a vida de Catarina, desbravando por entre o nevoeiro que paira sobre os mártires e os transforma em mitos de que sempre alguém se apodera. E encontra realidades bem distintas - e mais tenebrosas - do que podia esperar."
Palavras de quem enviou o livro...
"Ainda a propósito de livros, já conclui a sua leitura há cerca de semana e meia, mas guardei a minha opinião sobre este livro para este dia tão especial para os trabalhadores de todo o mundo com a intenção de a tornar na minha singela homenagem a todas as Mulheres e Homens que, corajosamente, deram a vida por melhores e igualitárias condições de trabalho.
Tem tudo a que tem direito um bom romance: mistério, o nascimento, o esplendor e a morte de um amor, ódios e ressentimentos antigos, velhos como a Serra d' Ossa, mal-entendidos, equívocos, injustiças, tristezas profundas e alegrias extasiantes, num Portugal contemporâneo, cheio de tecnologias de informação e de incertezas,muitas incertezas, onde as relações humanas têm uma aparente consistência esboroada e esboroante.No que me diz respeito, João Tordo granjeou duas coisas com este livro: não ficarei por aqui enquanto sua leitora porque, com esta obra,conseguiu prender-me a atenção, da primeira à última linha, num ritmo crescente de interesse. Não me admirará nada que " Anatomia..." venha a inspirar guião para filme. Nas mãos de certos realizadores, daria, certamente, um excelente objecto cinematográfico.
Nem preciso de dizer que o recomendo vivamente a quem gosta de ler e de saber mais sobre o que foi a ditadura que ensombrou e ainda ensombra este país, 41 anos volvidos."
As minhas palavras...
Definitivamente não vou sair de Portugal sem um livro deste escritor!! ;) Num curto espaço de tempo já é a segunda pessoa que me fala dele!! ;) E a isto eu chamo um "chamamento" literário forte! ;)
Desse lado há alguém que gosta, já leu algo, deste escritor? ;) Uma pelo menos sei que sim! ;) E também já existe um livro deste escritor aqui no cemitério, enviado, não lido por mim! :)
Boas leituras! :)
Bom dia, fiquei a conhecer João Tordo, Gosto de ler tudo que é critico contra o estado novo, regime defendido por alguns políticos que estão no poder e pelo aprendiz de feiticeiro Nuno Mel entre outros, sem me esquecer do meu conterrâneo Algarvio.
ResponderEliminarObrigado pela partilha e por lembrar a Catarina Eufémia, assassinada a 19 de Maio de 1954 pelas forças do regime fascista.
Tenha um feliz domingo,
AG
:) Mais um fá da sua escrita estou a ver! Eu ando a ser "seguida" pelos seus livros e quando estas coisas me acontecem, é o que eu chamo o tal "chamamento dos livros", a tal magia de serem os livros a escolherem-nos e não nós a eles! ;) Eu de Portugal não saiu sem um livro dele, disso tenho a certeza! ;)
EliminarObrigada pela sua opinião e pelas palavras! :)
Boas leituras! :)
Ahhhh, que felicidade ver um post dedicado ao Joao Tordo! :) E' um facto que nao inova muito na tecnica e no estilo, mas e' por isso mesmo que eu gosto dele! Gosto da constancia das personagens, de saber mais ou menos com que tipo de personagens posso contar... E isto sem nunca se tornar aborrecido! :) Ja li quase todos os livros dele e asseguro-te que todos sao bons, mas As tres vidas e' o mais completo. Espero que todos estes argumentos te tenham deixado com muuuita vontade de ler Joao Tordo, aposto que vais gostar!! :) Beijinhos e boas leituras!! =)
ResponderEliminarEu estou em pulgas neste momento!!! Não fosse o facto de ser quase impossível não perder a paciência e a compustura no que toca a conseguir receber uma encomenda em Buenos Aires, e asseguro-te que já tinha um nas minhas mãos!!! :( E agora para escolher um dele, só mesmo entrando numa Fnac e ver qual deles me chama!! ;) eheheheh Estou mesmo curiosa!!! :)
EliminarBoas leituras! :)