Sinopse:
"Leonor, Alcipe, condessa de Oeynhausen, marquesa de Alorna - nomes de uma mulher única e invulgarmente plural. Chamei-lhe Senhora do Mundo. Poderia ter-lhe chamado senhora dos mundos. Dos muitos mundos de que se fez senhora. Inconfundível entre as elites europeias pela sua personalidade forte e enorme devoção à cultura, desconcertou e deslumbrou o Portugal do séc. XVIII e XIX, onde ser mãe de oito filhos, católica, poetisa, política, instruída, inteligente e sedutora era uma absoluta raridade. Viveu uma vida intensa e dramática, mas jamais sucumbiu. Privou com reis e imperadores, filósofos e poetas, influenciou políticas, conheceu paixões ardentes, experimentou a opulência e a pobreza, a veneração e o exílio. Viu Lisboa e a infância desmoronarem-se no terramoto de 1755, passou dezoito anos atrás das grades de um convento por ordem do Marquês de Pombal e repartiu a vida, a curiosidade e os afectos por Lisboa, Porto, Paris, Viena, Avinhão, Marselha, Madrid e Londres. Marquesa de Alorna, Senhora do Mundo é uma história de amor à Liberdade e de amor a Portugal. A história de uma mulher apaixonada, rebelde, determinada e sonhadora que nunca desistiu de tentar ganhar asas em céus improváveis, como a estrela que, em pequena, via cruzar a noite."
Palavras de quem enviou o livro:
"A história da vida de Leonor de Almeida 4ª Marquesa de Alorna . Uma história interessante,num contexto histórico, de uma mulher que viveu á frente do seu tempo! Autora de muitos sonetos,brilhava nos salões da época a declamar os mesmos. A narrativa começa em Lisboa no ano de 1755 (mais precisamente na madrugada de 1 de Dezembro) e vai até ao ano de 1839 (ano da sua morte).
Gostei muito do livro!"
"O tormento de pôr nos
ouvidos dos homens
que estudaram menos do que eu,
os
segredos do meu coração!"
Desconhecia o livro, mas muito por ser um tema que normalmente não me atrai à primeira vista para as leituras! E desse lado, já mais alguém leu? Alguém ficou com curiosidade? :)
Boas leituras!:)
Sem comentários:
Enviar um comentário