Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Livro Nº42 - Equador - Miguel Sousa Tavares


Sinopse...


Prémio Literário Grinzane Cavour 2006 (Itália)

"Quando naquela manhã chuvosa de Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D. Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos e interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse mudar a vida. 
Equador é um retrato brilhante da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia, que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das colónias. 
É com esta história admirável, comovente e perturbadora, que Miguel Sousa Tavares inaugura a sua incursão no romance."


A minha opinião...

Porque sem dúvida este fazia falta aqui!:P Quase já considerado como "um clássico"! :P Gostei e muito da sua leitura, este livro no entanto, não é meu, foi apenas temporariamente "meu", quando o comprei para oferecer ao meu pai!!:P lol E claro depois tive de o ler, ainda mais porque marca os últimos tempos em que ainda vivia na casa dos meus pais, tinha acesso "constante" a ele!:) E por isso mesmo, não tem presente todo o meu ritual de leitura... sei apenas que foi lido em 2005, pois recordo-me de o estar a ler quando fui à minha primeira entrevista de trabalho e quando recebi a noticia que deixaria o estatuto de estudante ao mesmo tempo que entrava no mundo do trabalho!:) Marca sem dúvida uma grande mudança da minha vida... Um grande ano!:) Estão a ver porque tenho tanta dificuldade em ler livros que não são meus?? Porque gosto de olhar para eles e lembrar-me em que fase da vida os li!;)

Foi o primeiro livro que li deste escritor, primeiro e único até agora, embora goste muito de ler as suas crónicas... Nem sei porquê que ainda não li mais... não calhou eu acho! Embora tenha o último dele debaixo de olho!;) É um homem de personalidade forte, muito forte mesmo, que se odeia ou se adora, ou talvez até uma mistura dos dois não sei!:p LOL Não concordo com muitas das suas ideias, atitudes, a maneira como as expressa... mas não posso de deixar de o admirar em certo ponto, a verdade é que consegue atrair a minha atenção para o ouvir até ao fim e só depois "opinar"! ;) E tem um dom que admiro nos escritores... esquecermos completamente, ao lermos um livro dele, que o livro foi escrito por ele, no sentido em que não vemos nenhum toque da imagem que o "define", em nenhuma das suas personagens... Chegamos ao fim e pensamos "foi mesmo escrito por ele??". Não digo isto no mau sentido, muito pelo contrário!!! Digo sim em forma de elogio! O Miguel Sousa Tavares, consegue ser tranquilamente o "Miguel Sousa Tavares escritor" e o "Miguel Sousa Tavares" jornalista, comentador... No mesmo mundo, mas em rotas completamente diferentes!;)

Gostei muito mesmo de ler este livro, e claro que vi a série quando passou na TV e... claro que não teve nem de perto nem de longe o mesmo efeito em mim, como sempre a leitura desta história é bem melhor!!;) 

Desse lado tenho a certeza que muita gente também deve ter uma opinião sobre este livro...não? ;)

Boas leituras!:)

8 comentários:

  1. O Pedro adorou esse livro!!!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Vale mesmo a pena ler!! Está muito bem escrito mesmo!!:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Já o li e gostei bastante.O outro que li dele e que também achei muito bom foi 'O Rio das Flores' já leste?
    Gostava igualmente de ler o último dele!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nop, não o cheguei a ler... dei a ideia de lhe oferecermos e acabei por não o ler ainda!!:P ahahah
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Nunca li Miguel Sousa Tavares, porque não gosto dele enquanto comentador. Por isso nunca tive curiosidade em ler nada dele. Sei que estou a ser casmurra, mas com tanto livro que quero ler acabo por nunca optar por nenhum dos dele.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha Para ti deixo as palavras que escrevi no meu texto quando me refiro ao facto de que não associamos mesmo o livro ao escritor!!;) Eras capaz de gostar deste!!;)
      Mas eu compreendo-te.... tantos livros que queremos ler...;)
      Beijocas

      Eliminar
  5. Adorei o Equador, foi mesmo daqueles livros que devorei, não conseguia mesmo parar!! Entretanto também li outro que o Pedro me ofereceu e que também devorei num dia (embora seja mais pequeno que este) que é o "No teu deserto" e que é espectacular. Tenho aqui o Rio das Flores mas ainda não peguei nele. Apesar de não gostar muito dele como pessoa, gosto imenso dos livros dele. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, esse é um dos que está na minha lista há um tempão... "No teu deserto" já ouvi falar muito bem!! E aqui tenho mais uma boa opinião e a tua conta muito para mim!!;)
      E lá está, no geral acho que acontece isso, ou ele tem esse dom, uma pessoa pode não "gostar" muito dele, mas depois nos livros... lá está é um dom, que nem todos os escritores conseguem!;)
      Beijocas!!!:)

      Eliminar