Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

terça-feira, 5 de agosto de 2014

O inicio de uma paixão!

Não de uma paixão a dois, de uma paixão humana, mas sim de uma paixão material... descrição esta que já me faz sentir injusta perante tamanha importância deste "bem material" na minha vida! :( Uma vez que é de facto um bem material, nunca igual, de várias capas e várias linhas de frases e várias palavras combinadas, que nos permitem viajar sem sair nunca do lugar, meter apenas a mente a funcionar! ;) 
Tudo tem que ter um inicio, por vezes temos essa noção e por vezes não! Simplesmente a paixão vai crescendo silenciosamente, sem se manifestar, sem nos apercebermos de verdade, até que chega a um ponto em quem se torna parte de nós, e muitas vezes até uma característica nossa... No momento real não tive a noção que era o inicio de uma grande paixão, mas agora olhando para trás vejo que todas as cartas e magia estavam lá! ;) 


Petzi!!! :) Foi este o inicio de tudo, foi este o ursinho que me fez ser hoje uma apaixonada pelos livros!! Recordo-me ainda hoje, com a sensação bem presente, da alegria de ir ao supermercado (num espaço real que hoje já não existe sem ser em forma de parque de estacionamento / paragens de autocarro! :P lol) com os meus pais fazer as compras mensais e saber que aquele era o dia em que podia escolher um para trazer para casa!! :) Tendo ficado com a colecção completa no final! :) Ritual preferido? Ir para a cama com todos os livros, montanha essa que de mês para mês ficava maior :P, e ler todos de seguida... sim umas mil vezes lidos, no total, pelo menos!! :P E dormia feliz!:) Sentia-me amiga de todas estas personagens, como se vivesse todas as aventuras com elas, vezes sem conta!!:) 
Uma colecção que passou depois para o meu irmão, embora não tendo o mesmo efeito que em mim, e neste momento deve estar guardada algures na garagem dos meus pais, juntamente com as minhas recordações de infância! :) Gostava de um dia passar esta colecção para a minha filha, acredito que ia gostar de conhecer estes personagens! :) Nem que ao inicio tivesse de ser eu a ler para ela... eu comecei a paixão na altura em que começamos a saber ler sozinhos e sem ajuda, por isso desconfio que deveria ter uns 8 / 9 anos quando esta aventura começou! :) Às vezes já sinto alguma dificuldade em localizar-me no tempo certo, mesmo estando a falar da minha vida, porque a idade não perdoa!! :P lol 
E foi assim que tudo começou, e por sorte é uma paixão que continua a fazer-me companhia! :)
E desse lado, por acaso alguém partilha este inicio de paixão? :) Ou alguém quer contar como começou? Qual foi o livro que despertou para o prazer da leitura? ;)

Boas leituras! :)

8 comentários:

  1. A minha paixão pelos livros também vem desde muito cedo.Lembro-me das intermináveis férias de verão que eu 'devorava' os livros de aventuras dos 'Cinco' 'Colégio das Quatro Torres'...
    Passei aos meus filhos este gosto pela leitura e sei que vai continuar pela minha neta.
    Ela tem uns genes poderosíssimos!
    Adoro ter a companhia de um bom livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) :) :)
      È verdade bons genes não lhe faltam! ;) Se ao fim de 3 anos e meio já revela e manifesta muitos desses genes, assim como os que são só dela, fruto da maravilhosa mistura destas duas familias (;) ehehe), o futuro promete!! ;) O dos livros tem, pois gosta mesmo do toque dos livros, ter uma filha de 3 anos e meio a pedir agora nas férias, "porfi mami, vamos a biblioteca!!" que não é nada mais nada menos que uma livraria onde as crianças podem ver e mexer nos livros...é qualquer coisa de pura magia para mim, amante dos livros!! ;) eheh
      Beijinhos com saudades!!! :)

      Eliminar
  2. Que giro :)
    Não conhecia!
    Para mim, o bichinho pelos livros começou com os livros "Uma Aventura."
    Foi assim que tudo começou!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do Petzi, da coleção completa e lida mais de mil vezes cada livro, lol aventurei-me em "Uma Aventura" e claro foi o alimentar da paixão!! ;) Tenho muuuuitos também da colecção!! Adorava!! :)
      Beijinhos e obrigada pela partilha!! :)

      Eliminar
  3. Desde pequena que me recordo ter fascínio por desvendar os mistérios que os livros escondiam, talvez nessa altura mais numa perspectiva de aprendizam, e não gosto pela leitura. A minha paixão pela leitura, a visão da magia que é um livro julgo ter despertado quando tive vontade de reler /reinterpretar O Principezinho. :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro esse fascínio por desvendar os mistérios de um livro!! ;) Sofro do mesmo problema, cada vez que um livro me chama a atenção!! ;) O Principezinho, sem dúvida um livro que quero e vou reler!! :) Li há muitos anos atrás, e quero mesmo ler o livro agora sendo adulta... :) Pois os seus "ensinamentos" são ainda mais incríveis, quando chegamos à idade adulta!:)
      Beijinhos e obrigada pela partilha!! :)

      Eliminar
  4. Ora aqui está um livro em comum :D
    Não passaste pela "Anita"?
    Mais tarde "Os cinco"?
    E depois "Uma aventura"?

    Ah, e "As histórias do Avozinho" - que tinha ilustrações fantásticas, vivas, que faziam sonhar.

    Não sei qual foi o "primeiro" porque assim que aprendi a ler gostei. Qualquer texto me remetia para reflexões. Talvez tenham sido os primeiros que li num livro da escola primária. Lembro que os versos do poema Mar Português, de Fernando Pessoa, os aprendi lá, no livro da escola primária. Não recordo é já o ano. Memorizados estão desde então e até hoje. E recordo que reflecti muito na riqueza de todas as palavras... o paradoxo (claro que na altura não soube classificar assim) da expressão "mar salgado", o entendimento perfeito da expressão "quanto do teu sal são lágrimas de Portugal" - e fiquei a imaginar isso mesmo, mas principalmente na emoção de todo o poema, da perda, choro e em particular do termo "quantas noivas ficaram por casar" que imediatamente remete para o trágico destino de seus noivos: a morte no mar. Tanto mas tanto que é dito com tão poucas mas sábias palavras!

    A mente de uma criança a assimilar as coisas é uma coisa maravilhosa. Poder acompanhar as descobertas, poder facultar esse «mimo»... Tens uma, irás poder passar por isso, seja com o Petzi ou com Fernando Pessoa :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Simmmmm!!! Anita, apanhei os da minha tia na casa da minha avó (já comentei algures isso neste blog ;) ) e Os Cinco!!!!!!!!! Tenho a colecção quase toda!! :) Adorava!! Devorava!! :) ehehe Uma Aventura já não acompanhei... e "As Histórias do Avózinho" não estou a identificar...:P
      Fernando Pessoa ... Por incrível que pareça ele e o Saramago, são os únicos portugueses que aqui encontro em forma literária... :( Mas sim, há versos que nos marcam tanto e só mais tarde compreendemos o verdadeiro significado! Embora seja de uma forma mágica! :)
      Algo que me aconteceu desde que vim viver para fora de Portugal, foi sentir toda a emoção verdadeira de um fado... a força do sangue português que fala que muitas vezes nos leva às lágrimas! :)
      Quanto à minha filha, desconfio que o bichinho já lhe picou sim! ;) muito em breve escreverei a magia literária que me acontece hoje com ela!! ;)
      Aparece mais vez deixando as tuas flores!!! :)

      Eliminar