Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Livro Nº62: Não se encontra o que se procura - Miguel Sousa Tavares

20 a 23 Janeiro 2015

Sinopse...

"A escrita, a viagem, a memória, a vida fora da espuma dos dias, a descoberta, o apelo do desconhecido, o instante em que tudo pode acontecer, tudo isto está no novo livro de Miguel Sousa Tavares. Nesta viagem fora do seu quarto, o autor transporta-nos ao seu mundo mediterrâneo, ao sul de Portugal, à Croácia, a Roma, à Sicília, ao Brasil e aos lugares da História por onde passaram figuras gigantes. No regresso a casa, explica a razão da sua escrita. A sós, com as palavras, viaja para dentro de si para partilhar aquilo que só os grandes contadores de histórias sabem fazer, seguindo o lema: "Viajar é olhar". «Se pudesse ter uma vida paralela, gostaria de ter a vida de um caracol, carregando comigo a casa e plantando-a onde houvesse sol e silêncio, onde houvesse mar e espaço, onde houvesse tempo e distância. Há momentos assim na vida, em que nos sentimos tão próximos da beleza e da verdade que tudo o resto parece irremediavelmente fútil.Acredito, pelo que aprendi experimentando, que viver é largar e seguir em frente. Mesmo que em frente esteja apenas o incerto, o desconhecido, o não vivido. Aprendi também que vemos o que vemos, o que queremos ver e o que ninguém mais enxerga. Vemos tanto mais quanto a nossa disponibilidade de ver: viajamos para dentro de nós, primeiro que tudo»"


Frases retiradas durante a leitura...

"As palavras vêm , sempre vêm, quando têm de vir - quando fazem sentido, quando estão ao serviço da escrita e nada mais."

"É preciso viver sempre com um projecto para a frente."


"Sei que, ao escrevermos, estamos seguramente, a prestar homenagem à vida, que é um milagre repetido dia após dia."


" Acredito, pelo que aprendi experimentando, que viver é largar e seguir em frente. Mesmo que em frente esteja apenas o incerto, o desconhecido, o não vivido. Aprendi também que vemos o que vemos, o que queremos ver e o que ninguém mais enxerga. Vemos tanto mais quanto a nossa disponibilidade de ver: viajamos para dentro de nós, primeiro que tudo."


"(...) mas quero e preciso da solidão, do silêncio, do meu ritual"


"Miguel, viajar é olhar."


"Há momentos assim na vida, em que nos sentimos tão próximos da beleza e da verdade que tudo o resto parece irremediavelmente fútil."



A minha opinião...

De facto não se encontra o que se procura, porque a nossa vida vai-se construindo e contando com os acasos da mesma. Das nossas escolhas, do mundo onde crescemos, das oportunidades que a vida nos dá a escolher! Umas ganhas outras perdidas...
Um livro lido em 3 dias, que bem podia dizer em 2 dias e 2 noites! :) Uma maneira diferente, mais pessoal, de conhecer este jornalista e escritor, amado por muitos e odiado por tantos! Eu estou cada vez mais, ou diria mesmo, a cada livro que leio, certa que é dos meus escritores portugueses favoritos! :) A sinopse resume muito bem este livro, nada mais fica para eu escrever! :) Desta vez não se trata de ficção e imaginação, mas sim de vida real, um abrir de cortina para podermos espreitar um pouco da vida deste escritor.

Desse lado, já mais alguém leu este livro? ;)
Boas leituras! :)

2 comentários:

  1. Não tenho por hábito ler Miguel Sousa Tavares. Gostos :)
    Beijinhos,
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Gostos! :)
      Mas não deixo de achar curioso sempre que visito blogs com livros, de me dar conta da quantidade de livros que nunca li nem nunca vi, nem me chamou a atenção!! ;) É a magia dos livros, nunca nesta vida vamos ler todos os livros do mundo! :P ahahah
      Bom fim de semana e boas leituras! :)

      Eliminar