Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

terça-feira, 25 de junho de 2013

É hoje que peço uma ajuda literária...


António José Saramago, a primeira vez que ouvi falar deste senhor era bem pequena e talvez por acidente ou erradamente, acabei por o colocar na lista de escritores "difíceis de se ler". Porque não usa pontuação, porque não tem uma escrita direta, etc, etc tantas são as frases que a dada altura me começaram a irritar e começar a pensar: já é tempo de teres a tua própria opinião!!! Que é como quem diz, agarra num livro dele e lê!!! Sim é uma falha grande para quem gosta tanto de ler como eu, mas confesso, nunca li um livro de Saramago... :( E o mais irónico de tudo é ter crescido numa casa cheia de livros dele, uma vez que a minha mãe ainda hoje, mesmo depois da sua morte, o tem como o seu escritor favorito!!! Tem os livros todos para terem noção do que falo... e mais uma vez me pergunto "porque raio nunca li um livro dele??" Penso que fiquei presa naquele dia em que ainda em casa dos meus pais, agarrei no Memorial do Convento e não percebi nicles!! :S Mas ok, devia ter uns 16 anos se tanto... talvez isso explique!! Mas verdade seja dita que desde que tomei a decisão de ler um livro dele este ano, que me sinto perseguida por ele.... :P Dou de caras com os livros dele em todo lado, no facebook, aparece-me em todo lado!! No país onde vivo agora, ele e o Fernando Pessoa, são os únicos escritores portugueses que por cá encontro e mesmo assim sempre que entro dentro de uma livraria dou de caras com um livro de Saramago... E está decidido, não volto de Portugal sem um livro dele!;) A minha questão agora é... Qual o melhor para ler primeiro? ;) Sei que tenho desse lado e na minha vida várias pessoas que gostam da sua escrita, mais uma vez a mesma pergunta "como é que nunca li nenhum livro dele??" Que livro do Saramago me aconselham para ser o primeiro para eu ler? Mas atenção o Memorial do Convento está fora da lista ok? Não me vá acontecer o mesmo e voltar a ficar encravada.... :P

E agarrando nas palavras do escritor... 
Boas leituras!!:)

14 comentários:

  1. Olha... como sabes gosto muito de Saramago... e como não quero arriscar dizer qual o livro de que mais gosto, vou dizer-te qual o que li primeiro e que me deu a vontade de continuar a ler... "Ensaio sobre a Cegueira".
    Este foi o primeiro e sem dúvida que (usando um trocadilho) me abriu os olhos...
    E depois de leres vais p+erceber o que quero dizer...
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) O Pedro na altura quando saiu o filme queria ir ver e eu disse-lhe que não, que ia ler primeiro o livro... lol Para veres como este desejo / ideia de ler um livro deste escritor, mora em mim há tanto tempo.... ainda vou chegar á conclusão que tenho mais um dos mil genes da minha mãe e ainda vou ficar incrédula de ter lavado tanto tempo para ler um livro dele.... lolol
      Fica resgistado o "teu" livro!;)
      Beijocas!!!:)

      Eliminar
  2. Li um que gostei muito "Todos os nomes"
    citação inicial ou na contra capa "Sabes o nome que tens. Mas não sabes o nome que te deram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que surpresa boa ver-te por aqui!!;) eheheh Esse é um dos favoritos da minha mãe.... ;) Mais um para a lista, fica registado o "teu"!! ;)
      E para quando enviares um livrinho aí de casa? ;) Um teu e um do Renato por exemplo!;) Adorava passar a palavra dos livros dele!;)
      Beijocas e até breve!!!!!;) ehehhe

      Eliminar
  3. Eu adoro Saramago. Já li vários e não é nada difícil. É verdade que é uma escrita diferente do usual, mas não é difícil. Tu quando estás a contar uma história também não fazes uma narração como num livro normal. Vais contando e as pessoas entendem-te. Os livros dele são mais ou menos isso, como se estivéssemos a contar uma história qualquer a alguém.
    Quanto a livros dele, concordo que o Ensaio Sobre a Cegueira seja bom para começar. É um dos melhores e chama a atenção para leres mais. E depois vê o filme, que está muito bom e retrata muito bem o livro, sem todos os pormenores, claro, porque é impossível, mas está muito bom. Gostei muito do Memorial do Convento, do Evagelho segundo Jesus Cristo, Intermitências da Morte (dos meus preferidos), Caim, A viagem do Elefante, etc. Tens muito por onde escolher.
    beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada!!! Bem se realmente é assim a escrita dele, acho que até sou bem capaz de gostar de o ler... Pois a minha maneira de escrever também segue um pouco essa linha... contar algo como se fosse uma história conforme o que me vai surgindo no pensamento... Acho que ainda vou chegar à conclusão que a minha visão literário teve uma falha durante muitos anos... ou talvez seja como ele diz deixar o tempo passar para amadurecer e depois experimentar... ;)
      Beijocas

      Eliminar
  4. Amiga...
    Até agora só ainda li o Ensaio sobre a Cegueira, e posso dizer que adorei. è um livro forte, mas muito bom. E o filme está muito fiel. Aliás posso dizer que até hoje foi o filme que melhor passou a mensagem do livro para o ecran (pois normalmente nunca é mto fiel). De resto tenho paletes de livros dele, mas para variar ainda não tive tempo para ler nenhum.....
    Vais gostar tenho a certeza!!!
    Beijinhos!!!
    Nela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLOL Sabes que adoro ler essa tua famosa frase de "tenho o livro mais ainda não o li"!!!!! ahahaha faz-me lembrar a origem da minha pancada de comprar livros quando ainda tenho algum ou alguns para ler!!!!!!!!!!!!!!!!!! :P A culpada és tu com a tua estante mágica!!!;) eheheh
      Beijocas

      Eliminar
    2. Sim...agora começo a perceber porque é que as pessoas (especialmente pessoas que já eram mães) diziam sempre porque o dia não tinha 48 horas...lololol...e a agora sou eu que peço,para poder fazer tudo aquilo que quero. A minha estante....agora está tão reduzida a uma amostra de estante.....com os livros todos que ainda não li. Enfim um dia quem sabe consigo dizer que já li tudo o que tinha em casa (cheira-me que não vou conseguir dizer essa frase...lololol)!!!
      Beijos!!!

      Eliminar
    3. LOLOLOL!!! ;) E olha sabes o que desconfio cada vez mais? Se arranjassem um meio de o dia ter 48h íamos pedir mais tempo, porque mesmo assim não ia chegar!!;) Ah! Maravilhoso mundo da maternidade que tanto nos dás, mas tanto nos "tiras"!;)
      Beijocas

      Eliminar
  5. Não é o meu autor favorito (por enquanto), mas quanto mais o leio mais gosto de o ler. Comecei pelos recentes, Caim, Evangelho segundo Jesus Cristo e agora estou a ler A História do Cerco de Lisboa. É como te digo quanto mais leio, mais quero ler. Tal como li num comentário em cima, faz de conta que estás a contar uma história :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) O meu primeiro será inevitavelmente os "Todos os Nomes"! ;) Vamos ver se ainda o leio antes de ir a Portugal ou se fica para a 3ª temporada!;)
      beijocas

      Eliminar
    2. Se quiseres esperar e arriscar empresto-te o "Todos los nombres" - Tenho em castelhano (longa história ehehehe).

      Eliminar
    3. LOLOL Nop.... pelos motivos que já sabes, mas sobretudo porque foi uma surpresa enviado pelos meus tios há uns dias!;) Mas não dispenso a história....;) ahahahah
      Beijocas

      Eliminar