Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Reflexão de culturas, na aula de espanhol...

"Pienso que el ser humano es multiprofesional" 

Frase retirada de um texto analisado na aula de espanhol de hoje. Depois de decifrar a palavra "multiprofesional", recordam-se que na turma tenho muitos colegas de países muito diferentes? Entrámos numa outra discussão para lá, do escrito no texto, "quem concorda e quem discorda"? Eu desde a primeira leitura concordei automaticamente, pois sendo uma pessoa com paixões diferentes e que adora aprender coisas novas, pareceu-me automaticamente lógico...e tive a inocência de que todos na sala pensariam o mesmo! Nisto o meu pensamento lógico é espantado com um "não!" vindo de um colega que vem da Índia (acho tão engraçado, com respeito, os seus costumes e vestimenta! :) ), pois segundo ele, o ser humano só pode ser profissional numa determinada coisa! No sentido de que só se pode ter uma profissão, especialização, ser realmente bom em uma única coisa! 
O texto de uma forma muito resumida, contava a história de um senhor de 88 anos que era um artista, foi à faculdade e chegou a dar aulas numa faculdade. A sua paixão pela arte levou-o a ir para a rua pintar quadros etc, mas entretanto no caminho descobriu outra paixão, fazer curtas - metragens e acabou fazendo as duas conforme ia podendo. Lógico para mim... A minha cara (sou muito expressiva, como tal, numa mentira sou apanhada logo em segundos!) como sempre denunciou-me, e quando olhei em frente tinha o Americano (EUA) a olhar para mim e a desafiar-me para dar a minha opinião, percebendo depois que mais ou menos coincidia com a sua. Não sou de falar muito num grupo que mal conheço, mas já disse aqui que os desafios para mim, têm um efeito muito forte! :P lol E assim lá partilhei e defendi a minha opinião, dando exemplos que sim, uma pessoa pode ser boa em diversas áreas profissionais, logo ser "multiprofesional", no entanto o meu colega, mantinha a sua determinação (teimosia?) em defender que não, uma pessoa só pode ser boa numa coisa, que temos de escolher o que gostamos realmente e dedicar-nos, tudo o resto são "passatempos/ hobbies", que na Índia são educados assim... Eu que de teimosia (que leva a uma determinação disfarçada!) tenho para dar e vender segundo a minha família... :P... Mantive e defendi a minha visão também, ao que se juntou um pouco o meu colega americano! A professora terminou dizendo que de facto as culturas são muito determinantes nos nossos comportamentos e maneiras de ver a vida, e concordo!
E desse lado o que pensam? O ser humano pode ser multiprofessional, ou não? Pode uma pessoa por exemplo ter duas profissões e ser boa profissional em ambas ou não? ;)

Boas leituras! :)... Volto em breve com o novo livro e texto que me foi enviado para colocar aqui, não me esqueci! ;)

10 comentários:

  1. Se tivermos talento e paixão por aquilo que fazemos, sim podemos ser multiprofissionais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Julgo que sim. Conheco algumas pessoas que tem 2 profissoes e as desempenham igualmente bem. Mas nem sempre e' facil conciliar tudo e acredito que a profissao de maior paixao normalmente "vence"... :)

    Beijinhos,
    Andrea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Claro, tem lógica, mas uma paixão nunca apaga a outra, certo? ;) É nisso que acredito, e nem está em causa o que se pode fazer melhor, simplesmente que se pode fazer bem duas coisas com valor. E era isso que o meu colega não concordava, para ele uma pessoa só pode ser profissional na profissão que escolheu de verdade! :P
      Boas leituras! :)

      Eliminar
  3. Claro que sim. Ninguém faz uma coisa só a vida inteira, mas normalmente uma paixão prevalece sobre a outra. Isso sim porque não o tempo é limitado. Mas somos e podemos ser multiprofissionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Eu acredito mesmo que sim!! O ser humano nasce com dons, aprende outros e sobretudo ao longo da vida, não só numa fase da vida! ;) Por isso acho que nunca é tarde para descobrir um dom e poder ser bom! ;)
      Boas leituras! :)

      Eliminar
  4. Claro que sim.Faz-me alguma impressão haver quem pense que somos tão 'limitados'!
    Há quem realmente,tenha, só um trabalho,e se dedique a ele a vida inteira,mas também existem pessoas que realizam mais que um e bem!
    Depende dos interesses de cada um...mas lá que conseguimos....conseguimos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois! ;) Eu continuo a pensar assim e duvido que mude! ;) Acho que nesta vida temos tantas portas abertas a tantas coisas, porque não experimentar e ser profissional em várias áreas? ;)
      Boas leituras! :)

      Eliminar
  5. Pois eu também concordo com a Luísa. Podemos ser excelentes em mais de uma área.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Podemos pois e ainda bem que assim é!! Pois acredito que a nossa mente tem de ser desafiada constantemente! ;)
      Boas leituras! :)

      Eliminar