Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Livro Nº22: Debaixo de Algum Céu - Nuno Camarneiro

Livro enviado pela minha grande Amiga Nela!!!:)



Sinopse:
Prémio Leya 2012
"Num prédio encostado à praia, homens, mulheres e crianças - vizinhos que se cruzam mas se desconhecem - andam à procura do que lhes falta: um pouco de paz, de música, de calor, de um Deus que lhes sirva. Todas as janelas estão viradas para dentro e até o vento parece soprar em quem lá vive. Há uma viúva sozinha com um gato, um homem que se esconde a inventar futuros, o bebé que testa os pais desavindos, o reformado que constrói loucuras na cave, uma família quase quase normal, um padre com uma doença de fé, o apartamento vazio cheio dos que o deixaram. O elevador sobe cansado, a menina chora e os canos estrebucham. É esse o som dos dias, porque não há maneira de o medo se fazer ouvir.
A semana em que decorre esta história é bruscamente interrompida por uma tempestade que deixa o prédio sem luz e suspende as vidas das personagens - como uma bolha no tempo que permite pensar, rever o passado, perdoar, reagir, ser também mais vizinho.
Entre o fim de um ano e o começo de outro, tudo pode realmente acontecer - e, pelo meio, nasce Cristo e salva-se um homem. Embora numa cidade de província, e à beira-mar, este prédio fica mesmo ao virar da esquina, talvez o habitemos e não o saibamos. Com imagens de extraordinário fulgor a que o autor nos habituou com o seu primeiro romance, "Debaixo de Algum Céu" retrata de forma límpida e comovente o purgatório que é a vida dos homens e a busca que cada um empreende pela redenção.

Palavras de quem me enviou o livro:

"(..) resumindo, a história do livro é a seguinte: Conta a história dos vários inquilinos que vivem num prédio, cada um tão igual e tão semelhante a cada um de nós e dos nossos vizinhos. É incrível como tantas coisas se podem passar e tantas histórias se encerram em paredes meias com as nossas. É uma escrita muito leve e que se lê muito bem (aliás o livro se não me engano tem praticamente 200 paginas) e que cativa logo desde o inicio, pois queremos saber mais sobre a vida das personagens. É um livro tão bem escrito que relata tão bem como é a nossa realidade actual que quase podia dizer que todas aquelas personagens existem mesmo e que não foram inventadas, que são pessoas reais e que as podemos encontrar aí em qualquer esquina.
Recomendo vivamente este livro e agora que já o acabei de ler percebo o porquê de ter recebido tão importante prémio, pois há muito tempo que não encontrava um livro tão bem escrito.

Não consegui tirar foto, mas tirei a imagem da net para poderes publicar. Se não conseguires então eu depois envio-te a foto. Espero que este seja o regresso ás minhas leituras. Mas também sei que ter estado uns dias de férias também ajudou a mais tempo e cabeça para ler."

Desculpa Nela, mas achei que este último parágrafo, fazia todo o sentido de ser publicado!! :) Espero mesmo que seja o teu regresso!!;) Quem sabe não venhamos a fazer outro desafio literário como os que já fizemos num passado "próximo"? ;) lol A Nela foi mãe há pouco mais de 1 ano, dai o "regresso"!! ;) 
Eu confesso que não conhecia este livro, mas fique super curiosa... Não sei se não virá na bagagem da próxima temporada!!;) Desse lado, alguém já tinha ouvido falar deste livro? Alguém já leu? Mais opiniões?:)

Extra:

palavras do escritor sobre o próprio livro...



Boas leituras!:)

6 comentários:

  1. Não conheço o livro nem o autor...parece-me uma história interessante!Mais um de leitura'obrigatória'.Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu conhecia, mas estive a ver e foi o segundo livro dele publicado!:) Acho que o vou mesmo ler... estive a ler uma entrevista dele e fiquei com vontade de conhecer a sua escrita!:) Vou ver se consigo meter aqui a entrevista, ontem tentei, mas não consegui, mas o sono também já era muito...:P lol
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Já tinha ouvido falar, mas nunca li. Parece-me muito bem. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. :) Obrigada pela visita e partilha de opinião!!

      Eliminar