Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dia de Portugal... em Buenos Aires!

E ontem fez-se silêncio porque se cantou o fado, e sim... aqui em Buenos Aires! :) Dia de Portugal festejado bem longe, mas com o coração bem cheio, pelo menos tendo em conta o possível e dadas as circunstâncias!! :P 




Por isso até dia 13 pode-se respirar um pouco de Portugal na Argentina! Queremos ver se no fim de semana conseguimos aproveitar mais um bocadinho! ;) 

Ontem antes de se fazer silêncio para se ouvir cantar o fado, tivemos direito a um mini cocktail onde portugueses e argentinos brindaram em nome de Portugal! :) Convite do embaixador de Portugal em Buenos Aires! Já aqui um grande privilégio! :) 

Senti um pouco a falta, de ver mais portugueses presentes, falta de ouvir falar mais português de Portugal! :( A comunidade em Buenos Aires até é grande, mas é "envelhecida" não digo tanto de idade, ou talvez seja isso não sei... a verdade é que portugueses, assim jovens como nós, não se vêm muitos, pois são sim, argentinos filhos, netos, bisnetos de portugueses! Ou seja famílias que no seu passado, têm uma ligação a Portugal... talvez se deva aos tempos em que Portugal era navegador em busca de novos horizontes com hipóteses de futuro... pois neste momento, os portugueses jovens como nós que vêm e se apaixonam por Buenos Aires, sabem que mais cedo ou mais tarde vão partir... não é um destino para ficar, diria que é sim um destino para crescer como ser humano (sendo português!), mas não é um destino para assentar, isso não é... diria que Buenos Aires é um bom ponto de passagem que vale muito a pena conhecer, nem que seja sobre a forma de turista, mas para viver como "casa" não é! Duvido muito que para qualquer europeu "normal" o seja! Mas voltando ao Dia de Portugal, não é por isto (que eu disse), de estranhar que a nossa imagem esteja um pouco (muuuuuito!!!) parada no tempo!! Valha-nos o Cristiano Ronaldo que trouxe um pouco de "luz" e que diga por estas bandas, quem nós somos e que existimos!! Mais que não seja por ser simplesmente o eterno rival do Messi!!:S lol Embora até aqui já seja muito mau, sermos conhecidos simplesmente por termos o melhor jogador do mundo... Enfim!  
Ontem depois de no final do espectáculo, depois da Raquel Tavares ter enchido de orgulho os portugueses presentes, depois de ter cantado tão bem, depois de nos ter representado tão bem... Algumas pessoas meteram conversa connosco (fomos com o ser mais novo da casa e duas amigas portuguesas que também vivem cá), encantadas com a beleza do nosso país, durante o cocktail foram projectadas imagens de Portugal (foi um arrepio de cima a baixo!!!), todas manifestavam uma  vontade genuína por conhecer este país tão pequeno e tão grande de beleza! Senti um orgulho gigante por estar ali e poder dizer que sim sou portuguesa, e sim Portugal é mesmo lindo como as fotos mostram, mas sobretudo ao vivo e a cores, sentindo os cheiros, os sons e os sabores da nossa rica gastronomia! :)  E poder observar a minha filha atenta a cada letra cantada, num som que para ela não é estranho, já que no ano passado tinha ido ver a Ana Moura neste mesmo local, fez-me pensar que quase de certeza que se estivéssemos em Portugal, com a idade dela nunca teria ouvido e muito menos ter tido a oportunidade de ter esta experiência no seu percurso de vida... faz-me sempre pensar nas diferenças de quando educamos e queremos passar a nossa história, num país diferente do nosso... O que me leva a pensar mais uma vez na velha questão do porque raio os portugueses, ou deverei dizer o ser humano... só sabem / sabe dar o verdadeiro valor às suas origens quando estão / está longe delas? Se ando louca com o desejo de matar as saudades de Portugal, de pisar e respirar Portugal... depois de ontem este desejo só aumentou ainda mais!!! :P O fado tem uma magia desconhecida para a maioria dos portugueses, falo dessa magia que todos falam, mas nem todos conhecem... falo da magia que só conheci em Buenos Aires... sim posso dizer que a verdadeira magia do fado, só a conheci aqui... quando ouvi um fado e sem saber porquê, senti todo o corpo arrepiado e as lágrimas que se formaram nos olhos... Mas como a Raquel Tavares disse e explicou ontem, aos argentinos presentes "não se preocupem se não entendem a letra, se a música os arrepia e/ou até chegam mesmo a ficar emocionados sem saber porquê... porque isso é simplesmente Fado! Isso é Fado!" e é mesmo! :)

Não sei se terei conseguido passar tudo o que queria passar, através das palavras, mas hoje sinto-me cansada, uma semana cansativa, e talvez esteja também um pouco nostálgica! ;) Mas se não escrevesse hoje, sei que já não ia escrever, e ia acabar por deixar passar este dia em branco, e não queria... Já percebi que carrego comigo a vontade de fazer ver, as pessoas que conheço claro está, que Portugal não é assim tão mau... que Portugal é sim um grande país, que assim como muitos outros, está a passar uma fase difícil... mas por isso mesmo, agora mais do que nunca, precisa que os seus habitantes acreditem em si! Porque esta minha mensagem é principalmente para quem vive em Portugal! Continuo a dizer, a Portugal faz falta pessoas que acreditem nele, em vez de pessoas que se queixam que a culpa de tudo, é a terrível sina de termos nascidos portugueses! E não, não estou com ideias de me meter na política!! :D LOLOOLOL

Boas leituras! :)

4 comentários:

  1. Essas é que são umas comemorações dignas do Dia de Portugal! E como eu gosto da Raquel Tavares :) Canta lindamente e arrebata-nos tantas emoções!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miss Smile! :) Para mim confesso que foi uma revelação, já a conhecia, mas não tinha a verdadeira noção da sua voz, do bem que cantava, e a interacção com o publico foi incrível!! :)
      Boas leituras!:)

      Eliminar
  2. Comemorações a sério, realmente. Não é como por aqui em que todos os anos se vai perdendo (infelizmente) um bocadinho o encanto do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena me dá ouvir isso Carpe Diem! :( É uma pena, deveria ser um dia de orgulho e festejado sim! :) Aqui por exemplo no dia da bandeira argentina, que no fundo é o equivalente ao Dia de Portugal, que será agora a 20 de junho, as pessoas dão uma importância enorme! Até para a escola da minha filha tive de fazer uma bandeira argentina!! lol No ano passado disseram aos pias das crianças estrangeiras, para fazer a dos seus paises, mas este ano tocou-nos a da Argentina mesmo!! :P E ontem à noite lá terminámos a nossa! :P Isto para não falar da forma como fizeram as crianças de 4 anos saberem a história e importância do 25 de Maio para a Argentina, o equivalente ao nosso 25 de Abril! :P.... Lá está... é o nacionalismo que eu digo que nos falta ao português! :(
      Boas leituras!:)

      Eliminar