Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Livro Nº 40: Todos os Nomes - José Saramago

Sinopse...

"O protagonista é um homem de meia-idade, funcionário inferior do Arquivo do Registo Civil. Este funcionário cultiva a pequena mania de coleccionar notícias de jornais e revistas sobre gente célebre. Um dia reconhece a falta, nas suas colecções, de informações exactas sobre o nascimento (data, naturalidade, nome dos pais, etc.) dessas pessoas. Dedica-se portanto a copiar os respectivos dados das fichas que se encontram no arquivo. Casualmente, a ficha de uma pessoa comum (uma mulher) mistura- se com outras que estás copiando. O súbito contraste entre o que é conhecido e o que é desconhecido faz surgir nele a necessidade de conhecer a vida dessa mulher. Começa assim uma busca, a procura do outro."

A minha opinião...


Não posso deixar de escrever este texto sem ter um sorriso na cara!:) Primeiro pelo desafio conseguido!;) Comentei aqui, que tinha como desafio (entre muitos outros) para este ano, ler um livro do Saramago...e ontem senti o desafio concluído!;)
Em segundo, o que dizer?....Sem dúvida que é tal e qual como me avisaram "primeiro estranha-se, depois entranha-se!" :) É uma escrita diferente, muito diferente de todas as outras que li... É uma escrita inteligente, não que as outras escritas não o sejam, mas uma escrita com uma magia que se revela ao longo da sua leitura e com o momento chave, quando lemos a última frase! :p Uma escrita que me fez pensar no fim em tudo o que li, como se fosse um puzzle, ao ler a última frase. Ao chegar ao fim a imagem aparece, a que esteve sempre lá e na verdade não a íamos vendo de verdade! É uma escrita, na minha opinião, pelo menos deste livro, pois foi apenas o primeiro, que nos faz ficar a pensar na nossa vida / em nós, quando o livro termina. Terminei, pareceu um livro leve e é... mas depois os pensamentos começam a surgir, as imagens e lembranças de episódios / situações da nossa vida, começam a surgir como por magia. Diria que é uma escrita que esconde a mensagem para lá das letras lidas no momento!;) 
Gostei, foi uma agradável surpresa, mas não posso ainda dizer se fiquei fã, sinto que preciso de ler pelo menos outro dele, para conseguir realmente responder / formar uma opinião correta. Mas o simples facto de me despertar o interesse e vontade de ler outro livro dele, já é um sinal bom, já é um sinal que me despertou a curiosidade!;) Gostei disso, do sentir-me como desafiada por um escritor!;) Talvez esse seja um sonho até de qualquer escritor, permitir que um livro seu, alimente o desejo de ler outro...;) Digo eu!:P

Confesso que antes de ler Saramago, pensava muitas vezes, como pode um escrito receber um Prémio Nobel da Literatura, se nem o português "correto" que aprendemos na escola utiliza??? Pensamento parvo e inocente, eu sei, mas é a mais pura das verdades!:P Agora depois de o ler, acho impressionante a sua capacidade além das "linhas corretas da escrita portuguesa / gramática / pontuação, etc", pois a verdade é que passadas umas paginas, entramos na sua forma de escrita sem darmos por isso. E lemos como se estivéssemos a ler uma escrita normal! :P O escritor consegue fazer-nos entrar no seu modo de escrever diferente, sem nos apercebermos... é fascinante nesse ponto!:) Volto a dizer, em vários aspectos, é de facto uma escrita muito inteligente MESMO!!:)

Para mim a frase que está no fim do texto apresentado na contra capa do livro, resume tudo o que achei deste livro, assim como o que a sua leitura despertou em mim....:)

"Porque o que aprendemos com Todos os Nomes é que, por mais que procuremos o outro, jamais saímos de dentro de nós próprios."

Frases retiradas do livro durante a sua leitura...

" Em rigor, não tomamos decisões, são as decisões que nos tomam a nós."

"O sonho só tem realidade como sonho."


Que têm a dizer os fãs do Saramago que tenho desse lado? ;) 
Deixo a nota, o tempo que levei a ler o livro em nada tem a ver com a "falta" de interesse na história etc... foi mesmo falta de tempo e cansaço!! Que quando se tem uma criança pequena... :S É maravilhosamente cansativo!!;) lol

Boas leituras!!:)

10 comentários:

  1. Pois é... tu disseste de forma espectacular o que eu também acho sobre o Saramago e os seus livros (pelo menos aqueles que li) e já percebes porque me (nos?) fascina tanto...
    Ele consegue captar a essência do ser humano (na maior parte das vezes no seu pior mas também no seu melhor) e fá-lo de forma magistral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que surpresa boa ver-te aqui!!!!:)
      Foi de facto uma prenda fantástica!!;) Tenho de ler mais dele sem dúvida!!;) Mas sim, acho que apenas com este já percebi um pouco a essência deste fascínio que tanta gente tem pelos seu livros!;) Mais uma vez Obrigada!!:)
      Beijinhos!!!
      Beijinhos!!!:)

      Eliminar
  2. Realmente 1º estranha-se depois entranha-se
    Eh,eh,eh...mais uma sugestão "Memorial do Convento". Adooooro. tens de conhecer a Blimunda ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) esse não sei se estarei já preparada.... lolol Uma vez que foi o que me causou a "fuga" da leitura de Saramago, sempre que via um livro dele!!:P ahaahah Mas com certeza vou ler sim!!;) Nem que seja para tirar a teima!!;) ahahaha
      Beijocas

      Eliminar
  3. Como sabes também não sou grande fã,mas agora acho que me lançaste um desafio!
    Mas de seguida vou ler mesmo o 'nosso´livro'!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Parece-me um bom desafio!! eheheh Este vai para a biblioteca dai quando formos agora no natal, por isso.....;)
      Mas sim, vamos iniciar o "nosso"!!!;)
      beijinhos

      Eliminar
  4. Faltam-me as palavras para comentar o teu post, porque acho que já disseste tudo. Saramago é exactamente isso. :-) Ainda não li esse livro, mas fiquei muito curiosa com a história. :-)
    Beijinho e parabéns pelo desafio superado. :-)

    ResponderEliminar
  5. Muito bom.

    http://numadeletra.com/todos-os-nomes-de-jose-saramago-52624

    ResponderEliminar