Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Livro Nº4: Bibliotecas Cheias de Fantasmas - Jacques Bonnet

Mais um livro enviado e partilhado... Obrigada Tita!! :)



Palavras de quem enviou o livro:

"Não me parece lá muito bem começar com um livro de um autor estrangeiro, (que ainda por cima já li no ano passado, em desacordo com o pedido expresso pela autora deste blogue). Até porque são portugueses os meus preferidos e os que estão à frente nas minhas escolhas. Mas quando tiveste a ideia deste fantástico blogue, na minha mente apareceu logo a imagem “muitos livros, arrumar livros mas sem lhes perder o norte…” e lembrei-me do “Bibliotecas cheias de fantasmas”. Foi um livro que vi recomendado, penso que no “Jornal de Letras”. Claro que quando vi o título e o subtítulo, “Um livro de amor aos livros”, fiquei logo a pensar que tinha de ter um exemplar. E foi preciso encomendá-lo na FNAC, porque não o tinham. Pois bem não me arrependi! Já disse num comentário que não é um romance, não é uma novela, não é um conto e “fala” mesmo de livros. Também já referi que contém alguns aspetos técnicos, mas que a meu ver não “transtornam” a leitura. Aliás é muito interessante ler as considerações do autor acerca da forma como se pode conhecer uma pessoa pelo modo como organiza os seus livros, entre outros aspetos igualmente curiosos.
Do autor, Jacques Bonnet, direi que “é um editor e tradutor francês, além de bibliófilo e uma autoridade quando se trata de livros raros. Bonnet é considerado, juntamente com Umberto Eco, José Mindlín ou Alberto Manguel (curiosamente, escritor de origem argentina, embora atualmente possua a cidadania canadense), um dos maiores especialistas em bibliofilia e teoria da leitura.”
Como não sou muito inspirada para a escrita, facilita-me muito escrever o que outros já disseram. Mas não, não cometo plágios ;) cito sempre as minhas fontes J. Assim transcreverei dois textos que podemos ler na contracapa deste livro e que não consigo deixar de partilhar aqui:
“Tem medo de morrer durante o sono esmagado pela sua biblioteca? A acumulação de livros coloca a existência da sua família em risco? Arruma os livros por tema, língua, autor, data de edição, ou formato, ou segundo um critério que só você conhece? Poderemos pôr lado a lado na estante dois autores irremediavelmente desavindos? São muitas as questões que envolvem esta espécie em vias de extinção: os bibliófilos que, além da paixão pela posse de livros, têm a obsessão pela leitura.”
“As bibliotecas são seres vivos à imagem da nossa complexidade interior, e compõem um labirinto do qual poderemos não conseguir sair. Na verdade, os milhares de páginas que ocupam as nossas estantes estão povoadas de fantasmas que, uma vez encontrados, nunca nos largarão.”
Boas leituras J"

Da minha parte posso dizer que estou completamente rendida à vontade de ler este livro um dia... O que dirá o meu sistema de "cuidar, arrumar e amar" os meus livros, de mim?:P
Mais alguém conhecia este livro? Mais alguém leu? :P Em caso negativo, há mais alguém  com tanta curiosidade e vontade de o ler como eu? ;)

Boas leituras e que continue a partilha!!:)

4 comentários:

  1. Não conheço este livro,mas também fiquei curiosa.Já estou como a Tita...acho que vou querer ler todos...ah!ah!E agora vou deixar um livro que eu gostei muito:"Uma casa na Irlanda"!a autora,Maeve Binchy era irlandesa e faleceu no ano passado,tendo deixado uma vasta obra.Infelizmente,são poucos os livros traduzidos para a nossa língua!Tive conhecimento desta autora através do Circulo de Leitores.Aqui vai a sinopse:Ria e Marilyn não se conhecem e vivem separadas pelo oceano Atlântico;uma numa grande e acolhedora casa vitoriana em Dublin,a outra numa casa moderna em Nova Inglaterra.A vida de Ria centra-se na sua família e amigos,enquanto a de Marilyn se deve a muito sofrimento.Quando uma delas precisa de sair do ambiente que as rodeia,uma troca de casas parece ser a solução ideal...o que me fascinou neste livro,foi a riqueza dos personagens!(aliás é uma constante nas obras de Maeve)Sei que também é um dos livros preferidos da autora deste blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiiii.... Uma casa na Irlanda....:) Que livro!!!:) Que conheci por si assim como esta grande escritora que nem acredito que não vamos ter mais nenhum dela nesta vida.... Confesso que tinha a esperança que o partilha-se aqui já que eu não o tenho... :(
      Obrigada!!! :)
      Beijinhos!!:)

      Eliminar
  2. Vou iniciar aqui e agora a minha partilha neste blog.
    Já foram muitos os livros que li ao longo da minha vida, o ultimo que li RIO DAS FLORES de Miguel Sousa Tavares adoro todos os seus livros, neste um romance histórico que percorre trinta anos de história do século XX. A história de 3 gerações de uma família que a terra uniu no meio da turbulência de ódios e paixões. outro que li dele NÃO DE DEIXAREI MORRER DAVID CROCKETT conta pequenas histórias interessantes como o Miguel sabe contar. Outro que li NO TEU DESERTO uma história passada em Marrocos no deserto onde a sua Nikon captou uma linda mulher e a partir desenvolve-se um relacionamento de grandes emoções. Resumindo 20 anos ele sabe da sua morte e dedica-lhe este livro maravilhoso. Estou a ler DENTRO DO SEGREDO José Luís Peixoto o tema é a sua viagem à Coreia do Norte mas sobre este livro mais tarde falarei. A PROFECIA CELESTINA tb falarei mais tarde não sei se é este o conceito deste blog diz-me qualquer coisa beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Té!!:) Tantos livros para o nosso cemitério!!!;) Boa!! Está correta a ideia, mas vamos fazer assim: envia-me por mail os nomes dos títulos e autores e sempre que possível uma fotografia do livro!;) ok? Junto e de cada livro escreve o que achas-te, etc, um pouco como já o fizeste com estes, mas completa com a tua opinião sobre o livro, mas tentando sempre não revelar os grandes segredos para quem ainda não o leu!;)
      Beijinhos e obrigada pela partilha!!:)

      Eliminar