Google+ Badge

Cemitério dos livros lidos...

Cemitério dos livros lidos...

Introdução ao Blogue

Porque muita gente associa "cemitério" a algo triste, quero desde já tirar essa ideia em relação a este blog ;) A ideia deste blog é simplesmente arrumar num cantinho especial e cuidado todos os livros que leio, afinal não é isso que fazemos com as pessoas das quais temos que dizer adeus? E por achar que todos eles são especiais e não nos aparecem na vida por acaso... já alguma vez ouviram um livro chamar-vos para a leitura? ;) Não? Então estejam atentos e vão ver como não o escolhem ou apareceu nas vossas mãos por acaso...;)

E sendo a vida no fundo um livro em branco, escrito por nós todos os dias, lembrei-me de "porque não ter um espaço de conversas entre livros sem ser sobre livros", onde possamos falar da actualidade, pensamentos, filhos, dúvidas, receios e partilhas? Ainda mais tendo em conta que sou uma portuguesa de gema, a viver em Buenos Aires... com uma filha pequena, que entende os pais em português, mas se expressa em "portenho"!!! :S lol

E já agora, porque não falarmos e deixarmos entrar um pouco também a minha profissão?... Nutricionista!;) São novas ideias para o ano de 2015 e penso sempre, se é para sonhar que seja em grande! ;)

E quem queira deixar um ou vários livros aqui basta seguir o que está escrito um pouco mais abaixo, do lado esquerdo! ;)

Espero que regressem várias vezes a esta divisão da net! ;)
Boas leituras! :)

Regras do Cemitério...

Eu respondo sempre aos vossos comentários, por isso se não tiver comentário de resposta... é porque ainda não li!;)

Toca a enviar livros ou então entrar apenas para conversar!!;) Vamos fazer deste cemitério um espaço cheio de vida!!;)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Livro Nº9: Doze Mulheres e um Almoço de Natal - Leonor Xavier


Sinopse:

"Porque não escrever sobre gostar de ler e sobre livros? Sobre sabedorias antigas e percursos de vida? Sobre silenciosos, solitários, férteis momentos de reflexão? Sobre mulheres?
A travessia da crise económica foi a inspiração para este livro, a demonstrar que a palavra e o pensamento das mulheres podem fermentar o mundo, nesta aflição do século XXI em que nos encontramos. Mulheres maduras na idade e na vida experimentada, são doze a sentar-se à volta de uma mesa, em almoço muito especialmente preparado. Este ano, cada uma espera a surpresa, que entre todas foi pista de partida para vários, intensos e inteligentes prazeres. Elas vão dizer que a leitura é gosto e vida, e que o pão e o vinho de cada dia são mel e abundância inventada. A ternura é o tom das doze, na festa. A festa é cor e faz-se com imaginação. A imaginação é jeito para enfrentar a crise. Tecidas neste livro, histórias a dar que pensar, em esperança."

Seguindo o meu "Ritual de Leitura" ;) aqui ficam as frases retiradas do livro:

"(...) que a escrita não é sorte ou jeito, mas disciplina solitária de palavras."

"A natureza humana é mesmo muito sem explicação, nestes mistérios das emoções."

"Emprestar um livro é prova de confiança (...)" (Para mim é mesmo!! ;) )

"Os livros lidos lidos são pedaços da nossa intimidade."

"É uma breve e leve voz à superfície do dia... alegria sem nome lhe chamo e não conheço para ela nenhum outro nome." (Ruy Belo)

"A embriaguez do que não foi, não tomou forma, não passou de esboço de coisa inacabada, mas poderia ter sido todas as coisas do mundo" (Teolinda Gersão)


Mais uma boa prenda de uma boa Amiga!:) É um livro que se lê muito bem, todo o conceito da ideia dos encontros entre estas mulheres, fez-me pensar no grupo de amizades que "comandei" antes de vir para fora de Portugal. Encontro marcado em todos os primeiros Sábados de cada mês, onde Amigas podiam trazer Amigas, o que fez um grupo de "Amigas e Amigas de Amigas, que no fim se transformam todas em Amigas!" ;) Que saudades que eu tenho desses encontros... E curiosamente a ideia do livro passa por algo muito parecido... Do que se fala quando se juntam várias mulheres a uma mesa? ;)
Gostei!:)

Alguém também já leu? Ou mais algum livro desta escritora? :)

Boas leituras! :)

4 comentários:

  1. Não conheço nenhum livro desta escritora...mas parece-me um tema interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma leitura simples, muito fácil de se ler mesmo, e acho que faz mesmo sentido ser lido de forma rápida, pois queremos mesmo ver todo o desenrolar!:) Depois também lhe posso emprestar!! ahahah ;) Acho que após cada temporada fora de Portugal os meus livros antes de aterrarem na biblioteca lá de casa, vão aterrar aí na vossa casa primeiro!!;) ehehe
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eis um que eu gostava de ler :)
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê!;) Acho que vais gostar deste!
      Vá toca a ler e depois vir aqui deixar a opinião!!!;) ehehehe
      Beijinhos

      Eliminar